Vitória Esmagadora do Partido Trabalhista no Reino Unido
Mundo
Publicado em 05/07/2024

 Keir Starmer se prepara para assumir como novo primeiro-ministro após derrota histórica dos conservadores

 

Conforme antecipado pelas pesquisas de boca de urna, o Partido Trabalhista teve uma vitória esmagadora nas eleições parlamentares do Reino Unido realizadas na quinta-feira (4). Faltando apurar poucos votos de alguns distritos, o partido conquistou até agora 412 assentos, 214 a mais do que na última legislatura. O grande derrotado foi o Partido Conservador, que ficou com 121 cadeiras na Câmara dos Comuns, uma perda de 251 representações.

O primeiro-ministro conservador Rishi Sunak admitiu a derrota na manhã desta sexta-feira em pronunciamento na porta do número 10 da Downing Street e desejou felicidades ao novo governo, que será comandado por Keir Starmer. O Rei Charles deve receber Starmer ainda nesta manhã para fazer o formal convite ao novo primeiro-ministro para a formação de um gabinete. Sunak já teve sua conversa com o rei para anunciar a renúncia ao cargo.

Em seu pronunciamento, Sunak pediu desculpas ao eleitorado. “Ao país, gostaria de dizer em primeiro lugar, sinto muito. Dei tudo de mim a este trabalho, mas vocês enviaram um sinal claro de que o governo do Reino Unido deve mudar. E o seu é o único julgamento que importa”, afirmou. “Ouvi sua raiva, sua decepção e assumo a responsabilidade por essa perda”, completou.

O líder trabalhista, por sua vez, fez um discurso de vitória no qual prometeu uma “renovação nacional” e que colocará “o país em primeiro lugar e o partido em segundo”. “Ganhamos o mandato para reacender o fogo”, disse Starmer. “Nossa tarefa é nada menos do que renovar as ideias que mantêm este país unido.” Ele pediu desculpas aos colegas conservadores depostos e disse que planeja renunciar ao cargo de líder do partido nos próximos meses.

Além dos trabalhistas, quem se saiu muito bem nas urnas foi o Partido Liberal Democrata, de centro, que conquistou 71 cadeiras. O partido direitista reformador (“Reform UK”), por sua vez, deve conquistar quatro cadeiras, assim como o Partido Verde. A ascensão dos trabalhistas foi parcialmente ajudada pelo colapso do Partido Nacional Escocês (SNP), atingido por uma sucessão de controvérsias em torno de suas finanças. A agremiação caiu para apenas nove cadeiras. A maioria de 170 assentos na Câmara dos Comuns obtida pelos trabalhistas ficou abaixo da vantagem de 179 assentos que o partido conquistou em 1997, sob o comando de Tony Blair.

Opinião:

A vitória esmagadora do Partido Trabalhista nas eleições do Reino Unido sinaliza uma clara demanda por mudança por parte do eleitorado britânico. Keir Starmer assumirá o comando em um momento crítico, com grandes expectativas de uma renovação nacional prometida durante sua campanha. A derrota histórica dos conservadores e a ascensão dos trabalhistas refletem um cenário político em transformação, onde a população busca alternativas para as crises econômicas e sociais que têm afetado o país. A habilidade de Starmer em cumprir suas promessas e unir o país será crucial para determinar a longevidade e o sucesso de seu governo.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!